17 de out de 2011

1 O mês de Outubro agora é rosa

Pode ser empinado, siliconado, pequeno ou separado.

Não importa qual tipo, está todo mundo sujeito a desenvolver o câncer de mama.

O câncer de mama é o mais freqüente, temido e o principal responsável pela morte de pessoas do sexo feminino, correspondendo a 15% das mortes por câncer entre as mulheres.

Porquê do rosa?

O rosa foi utilizado para sensibilizar a população de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de ações voltadas a prevenção do câncer de mama. A cor rosa foi ganhando além de laços, acessórios e roupas, outros destaques. As cidades começaram a se iluminar de rosa, ajudando a divulgar a causa e como forma de lembrar as mulheres que o mês era de conscientização e prática de prevenção.

O que é?

O câncer de mama é o resultado de um processo celular desordenado, que se transforma num tumor maligno na área das mamas.

Quanto mais rápido e precoce o diagnóstico, menor é a chance de comprometimento em outros órgãos e maior a possibilidade de cura da paciente.

Isso significa que é preciso identificar o tumor no início do seu surgimento, o que pode aumentar as chances de cura em 95%. A detecção precoce pode ocorrer através do autoexame e a mamografia, que é um raio-X da área das mamas.

Causas

A carga genética e o histórico familiar são as principais causas do câncer de mama, mas não são as únicas. Uma alimentação saudável, prática de atividade física e controle do peso corporal podem evitar até 28% dos casos.

A melhor forma de prevenção é divulgar, informar e fazer o seu exame.

Use rosa pink, rosa antigo, rosa claro. Se joga no rosa e previna-se.

Um comentário:

Débora e Maria disse...

Ei!
Estou seguindo, segue de volta?
Dá uma visitinha no blog, é meu (Débora) e da Maria.
www.this-is-everything-blog.blogspot.com
Beijinhos, parabéns pelo blog, lindissimo!